Icom Hidromecânica fornecendo para obras vencedores dos leilões da Aneel
![Icom Hidromecânica fornecendo para obras vencedores dos leilões da Aneel Icom Hidromecânica fornecendo para obras vencedores dos leilões da Aneel](https://www.icomhidromecanica.com.br/doutor/uploads/6/blog/2024/12/blog-icom-hidromecanica-fornecendo-para-obras-vencedores-dos-leiloes-da-aneel-e03158ce24.jpg)
Por: ICOM - 13 de Dezembro de 2024
Vencedora do leilão A-3, de julho deste ano, a PCH Cachoeira Cinco Veados, localizada no rio Toropi, entre os municípios de Quevedos e São Martinho da Serra, no RS, controlada pela SPE Rincão dos Albinos Energética S/A, deverá contar com toda a sua estrutura hidromecânica fornecida pela Icom Hidromecânica, de Xanxerê (SC). O contrato prevê a entrega dos equipamentos até o final deste ano, segundo informou Cláudio Piva, diretor-financeiro da empresa.
Esta é a décima sexta usina vencedora em leilões desde 2015 a ser atendida pela empresa catarinense, que conta com uma frota própria de caminhões para o transporte e montagem dos equipamentos na região Sul do país.
Além da PCH Cachoeira Cinco Veados, ainda em fase de produção, ela deverá atender as PCHs Santa Luzia (BA); São Bartolomeu (GO) e Gameleira (GO), vencedoras do leilão A-6 de 2019. “Todas as peças supridas são entregues no local da obra de acordo com cronograma físico estabelecido pelo cliente”, relata Piva.
Apesar da crise hídrica que afeta o país, o empresário acredita que o atual exercício deve encerrar com um pequeno incremento em comparação ao ano anterior. “Estamos percebendo uma retomada de consultas devido à proximidade do leilão A-5 do dia 30 do próximo mês, em que foram cadastrados 71 projetos de PCHs, o que, por si só, sinaliza um potencial de demanda de parte dos investidores”.
Com uma carteira de pedidos de cerca de R$ 12 milhões para este segundo semestre, Piva acredita que as metas estipuladas para este ano serão alcançadas, apesar do aumento dos custos dos insumos que devem reduzir as margens previstas. “Somente o preço do aço teve um aumento de 305 %, desde fevereiro de 2020, e isso afetou sobremaneira o setor de construção de usinas”.
Para Piva, mesmo com a atual escassez de chuvas, o mercado não será afetado em médio e longo prazo, já que, em paralelo, os preços da energia devem aumentar e isso seria mais um incentivo para investimentos. Da mesma forma, ele acredita na volta paulatina de usinas de reservatórios, devido à existência de grande potencial de recursos hídricos não aproveitados.
Sobre o projeto de lei Projeto de lei 5829/19, aprovado pela Câmara dos Deputados, que institui o marco legal da geração distribuída no país, Piva sustenta que o segmento deve atrair fortes investimentos para o mercado de CGHs. “ A expectativa é de que, se for sancionada essa lei, isso irá aquecer o mercado de fornecedores de equipamentos, sem dúvida”.
Na trajetória de seus 12 anos de atuação, a empresa de Xanxerê foi a responsável pelo atendimento de um total de 105 PCHs e CGHs, em vários estados do país.
São as seguintes as PCHs vencedoras em leilões de energia, com equipamentos eletromecânicos da Icom Hiromecânica:
2021 - A-3:
- PCH Cachoeira Cinco Veados.
2019 - A-6:
- PCH Barra das Águas;
- PCH Santa Luzia;
- PCH São Bartolomeu;
- PCH Gameleira.
2018 - A-4:
- PCH Quebra Dentes;
- PCH Salto Guassupi.
2017 - A-6:
- PCH Forquilha IV.
2016 - A-5:
- PCH Ponte Serrada;
- PCH Barrinha;
- PCH Lambari;
- PCH Lombo do Cavalo;
- PCH Cazuza Ferreira;
- PCH Recanto.
2015 - A-3:
- PCH Santa Carolina;
- PCH Das Pedras.